Como sabemos, o Fundo de Financiamento Estudantil – FIES é um programa do governo federal que oferece financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em instituições privadas.
E, para ajudar o estudante já formado, bem como a comunidade, criou-se o abatimento aos médicos que trabalharem na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e nas Forças Armadas.
Esse abatimento foi instituído pela Lei nº 13.366 de 2016.
Para fazer jus ao abatimento, o médico deve ter 1 ano de trabalho ininterrupto, cumprindo jornada de 40 horas semanais ou de 32 horas se atuar em equipes que atendem populações ribeirinhas ou de Saúde da Família de municípios definidos pelo Ministério da Saúde como prioritários.
Além do abatimento de 1% a cada mês trabalhado, o médico também terá a cobrança das parcelas suspensas.
O abatimento no FIES também é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho desses médicos.
Essa ação, que resulta no abatimento do Fies e suspensão de suas parcelas é uma medida positiva do governo federal para incentivar a atuação desses profissionais nas comunidades mais vulneráveis do País, promovendo assim, saúde a todos.
E, se você precisa de uma ajuda personalizada em questões relativas ao FIES, toque no botão abaixo agora mesmo e entre em contato conosco. Estamos prontos para te ajudar em tudo o que você precisar.